Jade FM e os cookies

Usamos cookies para garantir a melhor experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Uso

Radio Jade FM - Sua rádio regional de Bonito, PA. Aprecie uma programação diversificada de música, notícias locais e entretenimento que cativam a comunidade do Caeté. Sintonize-se para uma experiência radiofônica envolvente na 'preciosa do Caeté'.

Nossos Contatos

Localização

Bonito-Pará

Whatsapp

(91)9181-1515
Últimas Noticias
   
Onda de calor 'sem precedentes' no Brasil: o que acontece com o corpo sob temperaturas extremas

De acordo com a empresa de meteorologia MetSul, as previsões indicam que as temperaturas previstas para esta semana e a próxima deverão superar consideravelmente as médias históricas de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país, com um alto potencial para quebras de recordes.

A Climatempo prevê 38°C para a tarde de hoje na cidade de São Paulo. Se essa temperatura se confirmar, ou se a máxima alcançar 37,9°C, será quebrado o recorde histórico de calor na cidade, que atualmente é de 37,8°C, marca registrada em 17 de outubro de 2014.

- É 'praticamente certo' que 2023 será o ano mais quente já registrado, indicam novos dados

No Rio de Janeiro, a máxima prevista nesta segunda deve entrar na casa dos 40°C. De acordo com o Alerta Rio, serviço de meteorologia da Prefeitura do Rio, a sensação térmica foi de 52,7°C em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, às 8h desta segunda.


No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que devem ser mais afetados, é possível que os termômetros marquem 45ºC.

Sgundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há mais de 2,5 mil municípios afetados pela onda de calor. Destes, 1.413 estão sob aviso de perigo e 1.138 cidades estão na classificação de grande perigo.

De acordo com o site de meteorologia MetSul, em muitas áreas, a temperatura no decorrer da semana ficará entre 10ºC e 15ºC acima das médias históricas. "Isso vai levar às máximas fora do comum e sem precedentes em grande número de localidades do Centro do Brasil", diz o site.

De acordo com a Climatempo, esta será a quarta onda de calor que o Brasil vive no segundo semestre deste ano e poderá ser mais forte do que as onda de calor de agosto, setembro e de outubro de 2023.

Embora algumas regiões do Brasil frequentemente experimentem altas temperaturas durante o mês de novembro, e os brasileiros estejam geralmente mais adaptados ao calor em comparação com populações de países europeus que enfrentaram desafios semelhantes nos últimos meses, a situação é particularmente perigosa devido à sua extrema intensidade.

Estar exposto - especialmente nos horários de pico do calor, entre 12 e 16 horas - pode causar alterações no organismo que oferecem risco à saúde, principalmente para grupos com saúde mais frágil, incluindo idosos, pessoas com comorbidade, e crianças pequenas.

Categorias

add-image

Tags