
O velocista australiano Gout Gout, de 17 anos, quebrou a barreira dos 10 segundos nos 100 metros não uma, mas duas vezes no mesmo dia. O adolescente, que nunca havia alcançado essa marca antes, registrou 9,99 segundos na eliminatória dos 100m sub-20 antes de marcar o mesmo tempo na final do Campeonato Australiano de Atletismo em Perth na quinta-feira.
No entanto, nenhum dos tempos será considerado como seu recorde pessoal oficial, pois ambos foram auxiliados por ventos a favor acima do limite permitido.
Quebrar a barreira dos 10 segundos pela primeira vez é a mais recente conquista na promissora carreira jovem de Gout, que começou a ganhar atenção global depois que ele correu os 100m em 10,57 segundos aos 14 anos em 2022.
Ele já tem sido comparado ao lendário velocista Usain Bolt e é considerado um dos adolescentes mais rápidos do mundo. Na quinta-feira, Gout inicialmente dominou as eliminatórias, diminuindo o ritmo na linha de chegada para poupar energia para a final, onde registrou exatamente o mesmo tempo.
Ele não teve a melhor largada na final, mas rapidamente se distanciou de seus rivais. Desta vez, o adolescente não diminuiu o ritmo e continuou empurrando até cruzar a linha. Seu tempo na eliminatória foi auxiliado por um vento a favor de 3,5m/s, enquanto seu tempo na final foi favorecido por um vento de 2,6m/s.