
Desde o início dos anos 2001, Papão e Leão se enfrentaram em oito finais de Campeonato Paraense, mas a maior parte delas foram em anos alternados. Até este ano, a única vez que o clássico mais disputado no mundo decidiu duas vezes seguidas o campeão estadual foi em 2017 e 2018, com um título para cada lado.
Vale lembrar que até 2016 o Parazão contava com uma disputa de turno e returno, chamadas de “Taça Cidade de Belém e Taça Estado do Pará”, sendo que a final do estadual seria disputada caso houvesse um campeão em cada turno. O que não ocorreu em 2004, quando o Remo foi campeão dos dois turnos, conquistando o título em cima do Paysandu, que deu o troco em 2005, vencendo o returno diante do Remo.
O desfecho da fase semifinal do Campeonato Paraense, concluída na noite da última quarta-feira, dia 2, colocou frente a frente os detentores de 97 das 112 taças já disputadas no estadual: Remo e Paysandu farão novamente a decisão do Parazão em 2025.
Mas, apesar da clara hegemonia, esta será apenas a segunda vez seguida da dupla Re-Pa frente a frente valendo o título neste século.
Fonte: Ge