
Nos dias 27 e 28 de março de 2025, a Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), deflagrou a Operação Narke 3 com o objetivo de identificar e erradicar plantações ilícitas de maconha na região do Rio Gurupi, zona rural de Viseu.
A operação resultou na localização e destruição de nove plantações, totalizando aproximadamente 100 mil pés de maconha em uma área de 30 mil metros quadrados. As plantações estavam situadas em locais de difícil acesso, sendo necessário o apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) para a chegada das equipes.
Ao perceberem a presença policial, os responsáveis pelo cultivo ilegal fugiram pela mata, abandonando acampamentos improvisados. Todo o material encontrado foi destruído, e um inquérito policial foi instaurado para identificar e responsabilizar os envolvidos.
A ação contou com a participação da Superintendência Regional do Caeté, do Graesp e do 7° Batalhão de Polícia Militar, reforçando o compromisso das forças de segurança pública no combate ao tráfico de entorpecentes no estado.