
Os coxins - almofadas de apoio para evitar ferimentos por pressão em pacientes que ficam muito tempo acamados - e as órteses, usadas para alinhar, corrigir ou regular partes do corpo de pessoas acidentadas ou adoentadas, já são confeccionados rotineiramente pelos terapeutas ocupacionais da unidade de saúde.
Os equipamentos são indicados para pacientes adultos e pediátricos em atendimento hospitalar, sendo elaborados e adaptados de acordo com as necessidades individuais, explica a terapeuta ocupacional Clévia Dantas, uma das precursoras na confecção desses recursos usados na Clínica Médica.
"Na Santa Casa, a Terapia Ocupacional se tornou referência desde que iniciou esse trabalho, com o olhar relacionado às metas de segurança do paciente, especificamente a meta de evitar que o paciente tenha lesão por pressão. E a gente se preocupou muito com a baixa mobilidade e a imobilidade do paciente, no sentido de evitar que ele venha a ter algum tipo de deformidade ou alguma doença em função dessas situações.
Fonte: Agência Pará